O significado da palavra liberdade segundo o dicionário é o conjunto de direitos reconhecidos ao individuo, considerado isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que o cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.
Em uma definição menos formal porem com fundamentos na do dicionário, temos que liberdade é a condição de um individuo não ser submetido ao domínio do outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e seus atos. Com isso tudo entendemos o porquê que qualquer ser quer ter o direito de liberdade.
A liberdade é vista através dos pássaros que voam sem sentido e direção, pela água que jorra, pela criança que brinca sem interrupções. Quem não quer ser livre como eles?
Nossa! Quanta coisa né? Tudo isso para dizer que a única coisa que quero é ser LIVRE. Mais não ser livre somente no sentido corporal e sentimental... Mais sim ser livre de toda corrupção e coisas ruins que acontecem em nosso país. Também penso e quero ver o Brasil, ou melhor, o MUNDO livre. E queria eu poder começar a espalhar e pregar liberdade pelo mundo a fora.
Já deixei de tratar a “liberdade” como um fator absoluto e passei a usá-la como um fator no plural “liberdades”. Embora tal procedimento não resolva o problema teórico da natureza da liberdade, pelo menos possibilita avançar na reflexão e nos esforços para ampliar, cada vez mais, o exercício de uma faculdade de importância primordial na vida dos homens e das sociedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário